Pró-Labore X Distribuição de Lucros
Conheça a diferença e saiba qual a melhor opção para sua empresa
Há duas formas básicas de remunerar os sócios de uma empresa: por meio do Pró-Labore e da Distribuição de Lucros, também chamada de Distribuição de Dividendos. Mas logo surge a dúvida, qual delas é mais adequada para minha empresa? Confira o conteúdo que preparamos para você e fique por dentro de tudo sobre Pró-Labore e Distribuição de Lucros.
O que é Pró-Labore?
O Pró-Labore é o salário que o sócio à frente da administração do negócio recebe. É um valor pago mensalmente sobre o qual incide INSS e IRRF. É uma retirada obrigatória para o sócio administrador e o valor não pode ser menor que um salário mínimo.
O que é Distribuição de Lucros?
A Distribuição de Lucros é o valor que os sócios, que trabalham ou não na empresa, recebem. Ela não tem uma periodicidade, mas, no geral, acontece anualmente após o fechamento do balanço. Além disso, essa retirada só pode ocorrer se a empresa tiver lucro e ele é distribuído de acordo com o percentual de participação de cada sócio na empresa. Ainda, sobre o valor distribuído não incide INSS e IRRF.
Posso receber as duas formas de remuneração?
Sim. Caso você seja sócio administrador, pode receber o Pró-Labore e parte dos Lucros.
Qual é a melhor opção para a minha empresa?
O ideal é fazer as duas formas, mas você deve ter em mente que os valores retirados não podem afetar a saúde financeira do seu negócio.
Ainda com dúvidas sobre a melhor forma de remuneração para sua empresa?
Entre em contato com a Exatta Contabilidade e veja o quanto podemos ajudar na Gestão do seu negócio.