Demissão humanizada: como funciona na prática?

Demissão humanizada: como funciona na prática?
Photo by Austin Distel / Unsplash

O processo de demissão é comumente desconfortável e pode ser fonte de impactos negativos no psicológico do colaborador. Logo, é importante conhecer sobre demissão humanizada. Confira abaixo o que é demissão humanizada e como implementá-la na sua empresa!

O que é demissão humanizada?

Demissão humanizada é uma estratégia que visa conduzir o processo de desligamento da maneira mais empática e cuidadosa possível, a fim de diminuir os impactos negativos tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Quais os benefícios da demissão humanizada?

Como dito anteriormente, a demissão humanizada traz benefícios tanto para o funcionário, que se sente seguro e assistido, quanto para a empresa, que será vista de maneira positiva perante a sociedade e os demais colaboradores. 

Como conduzir uma demissão humanizada?

1. Marque uma reunião com o colaborador

Informe ao colaborador, em um ambiente privado, sobre a demissão. Tenha em mãos todos os documentos exigidos para o desligamento e os valores a serem pagos. Essas informações são importantes para agilizar o processo e para que o funcionário reorganize a sua vida pessoal e profissional. 

Lembre-se também de ter cuidado ao comunicar o desligamento, use argumentos sinceros e tenha uma conversa amigável. 

2. Faça o anúncio da demissão pessoalmente

Comunique o desligamento ao colaborador pessoalmente. Nada de mensagens, ligação ou e-mail. Essa postura demonstra respeito e empatia para com o colaborador que, até pouco tempo, fazia parte da sua empresa. 

3. Esclareça todas as dúvidas sobre o processo de Demissão

No momento da conversa, surgirão várias dúvidas que deverão ser explicadas pacientemente. Deixe claro ao funcionário os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão e quais os direitos o mesmo possui. 

4. Prepare uma carta de demissão

Nem sempre todas as dúvidas são resolvidas em uma conversa, então prepare uma carta enumerando os motivos da decisão e pontuando os direitos legais do colaborador.  

5. Exalte os pontos positivos do colaborador

Após deixar claro os motivos do desligamento, exalte as qualidades do funcionário e agradeça-o pelo trabalho desenvolvido na empresa. 

6. Escreva uma carta de recomendação

Se possível, escreva uma carta de recomendação para ajudar o funcionário a se recolocar no mercado de trabalho. Essa atitude deixará o funcionário mais confiante em relação aos serviços que prestou e aos novos desafios que poderão surgir na sua vida profissional.

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