CNES: O que é e como funciona
O que é e qual sua importância para as empresas da saúde
Todo profissional ligado à administração de estabelecimentos de saúde já deve ter ouvido a sigla CNES. Ele é um cadastro importante e obrigatório para o funcionamento de clínicas e consultórios médicos. Confira abaixo o conteúdo que preparamos para você e saiba mais.
O que é CNES?
CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde que é um banco de dados do Governo que reúne informações sobre profissionais, equipes e unidades de saúde, bem como a infraestrutura do local, disponibilidade de leitos, tipos de serviços prestados e outros dados relacionados ao funcionamento do estabelecimento.
Qual a importância do CNES?
O CNES é importante para uma gestão de qualidade do SUS, bem como para o planejamento de ações e investimentos voltados para a saúde. Por exemplo, por meio dele, o Governo pode avaliar quais locais precisam de mais leitos.
O CNES é obrigatório?
SIM. O cadastro é obrigatório para todos os prestadores de serviços de saúde.
Quem deve se cadastrar no CNES?
Todas as unidades que prestam serviços na área da saúde, ou seja, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, ambulatórios de escolas e empresas, fisioterapeutas e outras empresas da área da saúde.
Por quê me cadastrar?
Além de ser obrigatório, o CNES agrega credibilidade ao seu estabelecimento. Ainda, por meio dele, as empresas de saúde podem filiar-se ao SUS e firmar parcerias com Planos de Saúde, inclusive nenhuma operadora de Plano de Saúde pode fechar contratos com estabelecimentos sem CNES.
Agora que você sabe mais sobre CNES, está na hora de contar com um profissional contábil especializado para que você tenha mais segurança e direcione toda a sua energia para a medicina.
Entre em contato com a Exatta Contabilidade e veja o quanto podemos ajuda-lo na Gestão do seu negócio.